fbpx

DIY: Ponto Cruz em roupas

Sabe aquela roupa que um dia você amou, mas agora começou a achar sem graça? Tá tudo bem, neste post vou te ensinar a trazer seu amor de volta \o/ Escolha sua peça e let’s do it!

Bordado em Roupas
  1. Você vai precisar…
  2. a) Peça de roupa: camiseta, calça, blusa, o que quiser;
  3. b) Gráfico de uma imagem que mexa com seu coração;
  4. c) Agulha de costura a mão (eu usei a nº12);
  5. d) Bastidor de borracha ou de madeira revestido com malha para não machucar seu tecido;
  6. e) Caneta de qualquer cor (pode ser até uma bic, sem problemas);
  7. f) Pedaço de etamine (de acordo com o tamanho do seu desenho);
  8. g) Meada Mouliné na cor que quiser (aqui eu usei uma linha branca); 
  9. h) Tesoura; e
  10. i) uma pinça (aquelas de sobrancelha mesmo sabe?).

Passe o desenho do seu gráfico para o etamine utilizando a caneta, chamamos este ato de “Pingado” porque você vai pingando em cada quadradinho que será preenchido com o Ponto Cruz. 

Como vamos tirar o etamine ao final, não tem problema se alguns erros acontecerem no meio do caminho e você acabar pingando o desenho errado, é só pegar uma caneta de outra cor e pingar em cima corrigindo.

Bordado em Roupas
Ponto Cruz em Roupas

Quando acabar o pingado, prenda o etamine no local onde você vai decorar sua roupa. Eu costumo costurar com pontos de costureira, não precisa dar nó nem nada, só precisamos que o etamine não se mova, porque se ele se mexer pode prejudicar o resultado do trabalho (usar ou não o bastidor aqui é opcional, eu gosto de usar, mas não se sinta obrigada).

Tudo pronto para começar a bordar, faça um Ponto Cruz em cada quadradinho pingado, e aos pouquinhos você vai vendo a mágica acontecendo e seu desenho criando forma. Eu usei um fio da meada, mas fique à vontade para usar mais.

Antes de começar a desfiar o etamine você precisa trabalhar seu avesso. Esconda toda a linha que sobrou entre o tecido e a linha na parte de trás do tecido, atenção neste passo para não costurar o etamine junto heim, senão depois fica complicado para tirar. Agora é a hora de praticar a paciência novamente.

Bordado em Roupas

Puxe o etamine fio a fio, aproveite esse momento, juro que é gostosim.

Como o meu bordado era branco em uma camiseta preta, a cada fio que eu puxava aqui parecia que estava desvendando um enigma rs

É isso aí gentchi, espero que tenham gostado e que consigam resgatar aquele amor antigo do armário. Às vezes aquela relação só precisava de novidades, não é mesmo?

Deixa seus comentários, opiniões, dicas ou pedidos aqui embaixo que eu leio todos com o muito carinho! Assim me ajuda também a trazer mais assuntos do seu interesse!

Beijos e muito bordado pra vocês <3

compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on print
Fale Conosco :)
Enviar